10 roteiros para fazer um mochilão pelo Brasil

Atualizada em:

De norte a sul do país, existem vários roteiros turísticos perfeitos para fazer um mochilão pelo Brasil e, neste post, vamos listar 10 deles. Confira!

É comum ao se pensar em fazer um mochilão imaginar viagens fora do Brasil, principalmente em lugares como a Europa, o litoral asiático ou, até mesmo, as paisagens exóticas espalhadas pela América do Sul. Mas a verdade é que nosso país, com seu extenso território, oferece roteiros turísticos perfeitos para serem explorados em um mochilão.

De norte a sul do Brasil, é possível explorar diferentes paisagens, conhecer culturas das mais diversas e descobrir encantos únicos de cada região. A ideia de viajar gastando pouco, com uma bagagem enxuta e a possibilidade de descobrir lugares novos é totalmente viável também por aqui. Por isso, você não precisa pensar em ir para longe para ter uma experiência inesquecível. E, para te ajudar a saber por onde começar, separamos 10 roteiros turísticos perfeitos para fazer mochilão pelo Brasil. Confira!

Vai viajar? Encontre opções de hotéis e pousadas em vários destinos do Brasil e do mundo e viaje com total segurança: Reserve sua viagem aqui.

Quanto custa fazer um mochilão pelo Brasil?

O custo de um mochilão pelo Brasil depende de vários fatores, como a quantidade de lugares a serem conhecidos, meios de transporte, número de diárias, destinos, forma de alimentação, entre outros. Mas, em média, um viajante gasta de R$ 150 a R$ 200 por dia para fazer um mochilão pelo Brasil.

Vale destacar que a ideia de pegar sua mochila e explorar o nosso país tem inúmeras vantagens frente às viagens internacionais. Para começar, você não precisará se preocupar com o câmbio – lembrando que o dólar e o euro são bem mais caros que o real, por exemplo -, nem com a barreira do idioma. 

Além disso, não necessariamente precisará gastar com passagem aérea, pois poderá viajar de ônibus ou alugar um carro para explorar os roteiros turísticos. Ou seja, os gastos se limitarão ao transporte, alimentação, hospedagem e passeios.

Como funciona fazer um mochilão?

Mochilão pelo Brasil: como funciona?
Mochilão pelo Brasil: como funciona? Foto: FBAJ

O conceito de mochilão é atribuído a viagens em que se leva uma bagagem enxuta, geralmente apenas uma mochila, para conhecer o máximo de lugares gastando pouco. O viajante não tem foco no luxo, mas sim em conhecer diversas culturas e atrações. Por isso, os destinos dos mochilões costumam ser cidades mais simples, com importância histórica, ou lugares mais afastados, onde é possível imergir na natureza.

No Brasil, quando se pensa em fazer um mochilão, costuma-se privilegiar destinos em que se possa explorar a rica natureza do país. Por exemplo, viagens pela Floresta Amazônica, o litoral nordestino e a Serra Gaúcha estão entre as preferidas dos mochileiros por aqui.

Mas é preciso saber planejar este tipo de viagem para aproveitar ao máximo a experiência. O primeiro passo é definir a região que se quer conhecer, depois listar os destinos e, então, pesquisar sobre cada um deles para montar seu roteiro turístico. 

Onde fazer mochilão no Brasil?

Essa é a grande questão de quem escolhe fazer um mochilão no Brasil e a resposta depende muito dos gostos pessoais e desejos de viagem de cada um. Mas não se preocupe, vamos te ajudar a resolver esta dúvida com detalhes sobre 10 rotas de mochilão para fazer pelo Brasil. Confira, a seguir:

Mochilão pelo Brasil: Belém e Manaus de barco

Certamente o norte é a região mais exótica para conhecer no Brasil. Essa área abriga a maior parte da Floresta Amazônica, uma região rica em belezas naturais, histórias, artes e gastronomia. Muito procurada por estrangeiros que desejam explorar a maior floresta tropical do mundo, as duas maiores cidades da região, Belém e Manaus, são portuárias e recebem dezenas de embarcações todos os dias. Entre elas, barcos que fazem conexões entre os municípios.

Há mais de 1600 quilômetros de distância entre Belém e Manaus. Ao todo são 5 dias de viagem a bordo de barcos regionais. Durante o trajeto, o viajante tem a oportunidade de conversar com nativos e turistas dos quatro cantos do mundo. Além disso, poderá conhecer as rotinas das pessoas que vivem nessa região, apreciar lindas paisagens amazônicas e conhecer algumas comunidades ribeirinhas.

Não espere luxo nessa viagem de mochilão no Brasil, os barcos não oferecem muito conforto e gastronomia memorável. Tudo muito rústico, mas inesquecível. As alas de acomodação são separadas em duas classes: a ala de redes, onde os turistas dividem um cômodo e dormem juntos com outras pessoas, e os camarotes privativos, pequenos quartos com apenas uma cama.

A experiência de percorrer o rio Amazonas em embarcações típicas durante alguns dias, sem dúvidas, vai ficar na sua memória. Para aproveitar ao máximo a viagem o ideal é fazer algumas paradas e conhecer alguns dos destinos mais cobiçados do Brasil, como Alter do Chão e Ilha do Marajó, no Pará, Parintins e o Arquipélago de Anavilhanas, no Amazonas.

Roteiros turísticos para mochilão no Brasil
Roteiros turísticos para mochilão no Brasil. Foto: Eduardo Hanazaki/Divulgação
Mochilão pelo Brasil: roteiros na Região Norte
Mochilão pelo Brasil: roteiros na Região Norte. Foto: Wellington Maciel/Divulgação

Principais atrações da rota:

  • Belém
  • Ilha do Marajó
  • Santarém
  • Alter do Chão
  • Manaus
  • Arquipélago de Anavilhanas

Mochilão pelo Brasil: litoral norte de Alagoas e litoral sul Pernambuco

Verdade seja dita, um dos pontos mais bonitos do litoral brasileiro está entre esses dois estados. As belezas de Alagoas ficam por conta da rota conhecida como “Costa dos Corais”, que começa no município de Paripueira e tem seu fim em Maragogi. O caminho passa por diversas praias paradisíacas cercadas por coqueiros que seguem as águas mornas em tons de azul do litoral nordestino. Já Pernambuco reserva belezas cênicas como a famosa Praia dos Carneiros e a incrível vila de Porto de Galinhas.

Nestes roteiros turísticos, aproveite a tranquilidade das pequenas cidades do litoral norte de Alagoas, junto às belas paisagens que vão se transformando ao longo do caminho. Falésias, piscinas naturais, coqueirais cinematográficos, rios, mirantes, antigos engenhos e uma rica culinária são apenas algumas das atrações que essa região oferece.

A cultura efervescente pernambucana é notada assim que atravessamos a divisa com Alagoas. Aos poucos, os catamarãs de Maragogi dão espaço para as jangadas pernambucanas que deslizam no mar de Porto de Galinhas. Em poucos quilômetros, a paisagem muda, difícil escolher a melhor. Para os mochileiros que percorrem a rota, a partir de Porto de Galinhas, também encontra-se a majestosa Olinda, podendo ser seu próximo trecho do roteiro turístico. A cidade histórica é muito conhecida pelas festas de carnaval, mas vale a visita independente da época. Finalizando o roteiro em Recife, atividades culturais e uma vida noturna agitada preenchem toda capital pernambucana.

Mochilão pelo Brasil: roteiros no Nordeste
Mochilão pelo Brasil: roteiros no Nordeste. Foto: Beto Quissak/Wikimedia Commons
Roteiros turísticos no Brasil: mochilão na Costa dos Corais
Roteiros turísticos no Brasil: mochilão na Costa dos Corais. Foto: Jobosco/Wikimedia Commons

Principais atrações da rota:

  • Maceió
  • São Miguel dos Milagres
  • Porto de Pedras
  • Japaratinga
  • Maragogi
  • Tamandaré
  • Porto de Galinhas
  • Recife
  • Olinda

Mais informações aqui.

Mochilão pelo Brasil: Cidades históricas de Minas Gerais

Viaje no tempo e percorra as cidades históricas de Minas Gerais. Nessa viagem, o grande atrativo é conhecer os diversos municípios com características barrocas em suas construções bem preservadas, além de apreciar as belezas das montanhas mineiras e, claro, se refrescar nas cachoeiras espalhadas pela região.

A Estrada Real é formada por 4 roteiros turísticos com distâncias e atrações diferentes, sendo: Caminho dos Diamantes, Sabarabaçu, Novo e o Caminho Velho, que segue até Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. Todas as cidades históricas do estado possuem um rico e incomparável acervo artístico e arquitetônico, encontrados em maravilhosas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição e história brasileiras.

O estado possui o maior acervo barroco do Brasil em algumas cidades, como Diamantina e Ouro Preto, que receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Muito bem preservados, os casarões formam um dos conjuntos arquitetônicos mais importantes do país e nos remetem a uma verdadeira viagem ao passado. Além de toda riqueza histórica, a receptividade dos mineiros também encanta. As cidades históricas possuem várias atrações, como festivais de cinema, de inverno, de gastronomia, os típicos carnavais e as inesquecíveis paisagens das montanhas de Minas. Bom demais!

Roteiros turísticos: mochilão pelo Brasil
Roteiros turísticos: mochilão pelo Brasil. Foto: Venturamarina/Wikimedia Commons
Mochilão pelo Brasil: roteiros em Minas
Mochilão pelo Brasil: roteiros em Minas. Foto: RossanoPio/Wikimedia Commons

Principais atrações da rota:

  • Ouro Preto
  • São João Del Rey
  • Diamantina
  • Tiradentes
  • Mariana
  • Congonhas
  • Brumadinho
  • Serro
  • Santa Bárbara

Mais informações aqui.

Mochilão pelo Brasil: Costa do Descobrimento no litoral sul da Bahia

Essa região do litoral baiano é considerada um dos lugares baratos para viajar no Brasil e reúne encantos históricos, com vestígios da época da chegada dos colonizadores no Brasil. As belezas naturais são diversas: praias, baías, recifes de corais, manguezais e rios navegáveis, a região possui condições perfeitas para a prática do turismo de aventura e ecoturismo.

Considerada o berço da história e da cultura do Brasil, a Costa do Descobrimento foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, em 1999, e está localizada no sul do estado, entre os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte. Entre os principais roteiros turísticos desse mochilão pelo Brasil</b>, estão a enseada da Coroa Vermelha, ponto de desembarque da expedição de Pedro Álvares Cabral em sua chegada ao país, a Praia do Espelho, o pequeno vilarejo de Caraíva, o centro histórico de Porto Seguro, o Quadrado de Trancoso e Arraial d’Ajuda. Tudo isso em uma rota só!

Mochilão pelo Brasil: roteiros turísticos
Mochilão pelo Brasil: roteiros turísticos. Foto: Diego Teschi/Wikimedia Commons
Mochilão pelo Brasil: roteiros pela Bahia
Mochilão pelo Brasil: roteiros pela Bahia. Foto: Thomas Ilhabela/Wikimedia Commons

Principais atrações da rota:

  • Porto Seguro
  • Arraial d’Ajuda
  • Praia do Espelho
  • Caraíva
  • Trancoso
  • Santo André
  • Santa Cruz Cabrália
  • Santo Antônio
  • Coroa Vermelha
  • Mutá
  • Mogiquiçaba
  • Belmonte
  • Guaiú

Mais informações aqui.

Mochilão pelo Brasil: Rota das Emoções – Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara

Explorar uma das regiões mais preservadas do Brasil é o alvo principal de quem deseja conhecer esse pedacinho do país. Na divisa de três estados, a Rota das Emoções conta com 14 municípios: Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim, Chaval e Cruz no Ceará, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba no Piauí e Tutóia, Paulino Neves, Araioses, Barreirinhas e Santo Amaro no Maranhão.

No Ceará, a vila pé na areia de Jericoacoara tem ambiente aconchegante com ar rústico. Destino certo para quem adora velejar e praticar kite e windsurfe, possui ventos fortes e constantes. As atrações mais famosas são a Pedra Furada e a Duna do Pôr do Sol, onde você irá apreciar o espetáculo sem igual do Sol se despedindo junto ao mar.

O Delta do Parnaíba é o único delta das Américas que deságua em mar aberto e o terceiro maior do mundo. Seus braços formados pelos 5 rios que vão de encontro ao mar formam a maior floresta de mangue do Brasil. Um enorme arquipélago com mais de 75 ilhas, dunas e lagoas de água doce formando paisagens selvagens e diferentes de tudo que você já viu.

O final (ou começo) é o incrível Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. O enorme deserto tropical pontilhado de lagoas cristalinas. O parque tem o tamanho da cidade de São Paulo e não tem estradas de acesso. Para conhecê-lo é preciso percorrer as dunas, sempre em companhia de um guia local.

Rota das Emoções: mochilão pelo Brasil
Rota das Emoções: mochilão pelo Brasil. Foto: Vitor-1234/Wikimedia Commons
Mochilão pelo Brasil: roteiros no Delta do Parnaíba
Mochilão pelo Brasil: roteiros no Delta do Parnaíba. Foto: MTur

Principais atrações da rota:

  • Fortaleza
  • Jericoacoara
  • Lagoa Azul
  • Duna do Pôr do Sol
  • Luís Correia
  • Cajueiro da Praia
  • Ilha Grande
  • Parnaíba
  • Mandacaru
  • Caburé
  • Santo Amaro
  • Atins
  • Bethânia
  • Barreirinhas
  • São Luís

Mais informações aqui.

Mochilão pelo Brasil: Costa Verde – Rio de Janeiro e São Paulo

Como o próprio nome já diz, na rota da Costa Verde a principal tarefa do viajante é aproveitar ao máximo as centenas de praias paradisíacas cercadas de Mata Atlântica com águas em tons que oscilam de verde a azul.

A rota tem como início o litoral norte do estado de São Paulo, começando com o município de São Sebastião, seguindo até o município de Mangaratiba, no estado do Rio de Janeiro. Entre os destinos estão algumas das principais atrações turísticas de ambos os estados.

Em São Paulo, o charme fica por conta das praias da famosa Ilhabela e da cidade de Ubatuba. No Rio de Janeiro, os queridinhos são a simpática cidade histórica de Paraty e a maravilhosa baía de Angra dos Reis, pontilhada com 365 ilhas com praias desertas e paradisíacas.

Mochilão pelo Brasil: roteiros em Paraty
Mochilão pelo Brasil: roteiros em Paraty. Foto: Sergio Teodoro da Silva/Wikimedia Commons
Mochilão pelo Brasil: roteiros em São Paulo
Mochilão pelo Brasil: roteiros em São Paulo. Foto: Tiago Pompeu/Wikimedia Commons

Principais atrações da rota:

  • Ilhabela
  • Ubatuba
  • Vila de Trindade
  • Paraty
  • Angra dos Reis
  • Ilha Grande
  • Ilha da Gipóia
  • Mangaratiba
  • Itacuruça

Mais informações aqui.

Mochilão pelo Brasil: Jalapão e Chapada das Mesas

Dois destinos ainda pouco explorados pelos brasileiros, o Jalapão e a Chapada das Mesas estão em uma região próxima à divisa dos estados do Maranhão e Tocantins. As duas áreas são famosas pelas nascentes dos rios, as diversas cachoeiras, dunas, mirantes naturais e a rica fauna e flora. Por estarem próximas, diversas agências de turismo atendem ambos os parques e vendem pacotes para os dois destinos. Ou seja, você pode conhecê-los em uma única viagem.

Distante 200 km da capital Palmas (TO), no leste do estado, a região do Jalapão encanta por suas águas abundantes, seus chapadões e serras com clima de savana, além das paisagens formadas por dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

A Chapada das Mesas está no sul do estado do Maranhão, próxima à divisa com o Tocantins. A partir da pequena cidade de Carolina se tem acesso ao parque nacional, onde há vários roteiros turísticos, com suas 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes de águas cristalinas, em uma das regiões mais bonitas do país.

Mochilão pelo Brasil: roteiros no Nordeste
Mochilão pelo Brasil: roteiros no Nordeste. Foto: Dianes Gomes/Wikimedia Commons
Roteiros pelo Brasil: mochilão na Chapada das Mesas
Roteiros pelo Brasil: mochilão na Chapada das Mesas. Foto: Antonio A. Filho/Wikimedia Commons

Principais atrações da rota:

  • Fervedouro
  • Cachoeira do Formiga
  • Cachoeira Velha
  • Dunas do Jalapão
  • Portal da Chapada
  • Santuário Pedra Caída
  • Poço Azul
  • Encanto Azul
  • Cachoeira de Itapecuru

Mochilão pelo Brasil: Serra Gaúcha e Serra Catarinense

Para quem quer desbravar os encantos do Sul, o destaque fica para duas serras perfeitas para serem exploradas durante o inverno. Com grande estrutura turística, a Serra Gaúcha reúne a história e a cultura dos imigrantes europeus que vieram para o Brasil no final do século XIX.

Conhecer o roteiro Caminhos de Pedra, fazer um passeio de Maria Fumaça, visitar vinícolas e cantinas italianas ou esquiar em um moderno parque de neve, podem ser algumas das atrações mais divertidas da sua viagem.

Cidades como Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Caxias do Sul são verdadeiros cenários europeus em território brasileiro. Para mochileiros que querem hospedagens acessíveis, cogite fugir das altas temporadas para não se espantar com os preços. Na Serra Gaúcha, o Natal Luz movimenta em peso todas as cidades da região, sendo também bem disputadas durante a Semana Santa. Especialmente em Gramado, alguns eventos superlotam a cidade levando os preços às alturas, como durante o Festival de Cinema, por exemplo.

Já nas Serras Catarinenses, vales, cachoeiras, rios e florestas de araucárias preenchem a natureza preservada do destino. Destaque para os morros e cânions da região, cercados por montanhas com picos que atingem mais de 1.800 metros de altura. Mirantes e vistas de tirar o fôlego te esperam nessa aventura! Sendo uma das poucas regiões que nevam no país, as Serras Catarinenses são perfeitas para curtir o friozinho no Brasil aproveitando as baixas temperaturas.

Mochilão pelo Brasil: Região Sul
Mochilão pelo Brasil: roteiros turísticos na Região Sul. Foto: Eder Fortunato/Wikimedia Commons
Mochilão pelo Brasil: roteiros turísticos na Serra Catarinense
Mochilão pelo Brasil: roteiros turísticos. Foto: Raphael R. Silva/Wikimedia Commons

Principais atrações da rota:

  • Gramado
  • Bento Gonçalves
  • Canela
  • Nova Petrópolis
  • Caxias do Sul
  • Bom Jardim da Serra
  • Lages
  • São Joaquim
  • Urubici
  • Urupema
  • Bom Retiro

Mochilão pelo Brasil: Cidades do Rio São Francisco

O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul. O rio navegável passa por 5 estados e 521 municípios, sendo sua nascente na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, em Minas Gerais. Seu percurso atravessa o estado da Bahia, fazendo divisa ao norte com Pernambuco, construindo também uma divisa natural entre os estados de Sergipe e Alagoas e, por fim, deságua no oceano Atlântico.

O mais extenso rio totalmente brasileiro é caudaloso, possui inúmeras curvas e quedas e corta as mais diversas paisagens, da mata ao sertão. O Velho Chico, tão querido pela população, tem seu curso repleto de belos cenários que rendem ótimos roteiros turísticos, principalmente para quem vai fazer um mochilão pelo Brasil.

Mochilão pelo Brasil: roteiros turísticos no Rio São Francisco
Mochilão pelo Brasil: roteiros turísticos no Rio São Francisco. Foto: Fabio Gomes/Wikimedia Commons

Mochilão pelo Brasil: melhores roteiros turísticos
Mochilão pelo Brasil: melhores roteiros turísticos. Foto: Fabricio Ferreira Silva/Wikimedia Commons

Principais atrações da rota:

  • Serra da Canastra – MG
  • Pirapora – MG
  • Paulo Afonso – BA
  • Juazeiro – BA
  • Petrolina – PE
  • Cânion do Xingó – AL/SE
  • Delmiro Gouveia – AL
  • Penedo – AL
  • Pão de Açúcar – AL
  • Piaçabuçu – AL

Mochilão pelo Brasil: Pantanal e Chapada dos Guimarães

O Centro-Oeste do Brasil abriga uma das maiores planícies alagadas do mundo, com 150 mil quilômetros quadrados de área: o Pantanal. Nessa região do país existem cerca de 2.000 espécies de plantas e mais de 1.000 espécies de animais, diversidade que atrai milhares de turistas estrangeiros.

Para conhecer esse paraíso natural, várias atividades estão disponíveis, como safáris fotográficos, passeios a cavalo e barco, observação animal, entre outras. Pela localização geográfica do Pantanal e suas atrações, a maioria das pousadas e hotéis oferecem refeições e passeios à sua escolha.

A Chapada dos Guimarães é um destino místico com diversas atrações naturais de tirar o fôlego, e está a apenas 69 km da capital Cuiabá. O cenário perfeito combina cerrado, cachoeiras e cânions, além de pinturas rupestres e formações rochosas que enchem os olhos de ecoturistas e esotéricos. A imponência natural da Chapada dos Guimarães justificou a criação, em 1989, do parque nacional que leva seu nome. Na área de conservação e em seus arredores estão as maiores grutas de arenito do Brasil.

Mochilão pelo Brasil: roteiros turísticos no Pantanal, Centro-Oeste
Mochilão pelo Brasil: roteiros turísticos no Pantanal, Centro-Oeste. Foto: Divulgação/Senado
Mochilão pelo Brasil: roteiros turísticos
Mochilão pelo Brasil: roteiros turísticos. Foto: Vitor L. S. N. de Almeida/Wikimedia Commons

Principais atrações da rota:

  • Aquidauana
  • Corumbá
  • Miranda
  • Cuiabá
  • Morro São Jerônimo
  • Casa de Pedra
  • Cachoeira Véu da Noiva
  • Vale do Rio Claro
  • Gruta da Lagoa Azul
  • Caverna Aroe Jari

Leia também:

» 8 cachoeiras com águas cristalinas para conhecer no Brasil
» Trekking pelo Brasil, descubra as principais travessias para fazer no país
» 25 parques nacionais para relaxar e curtir a natureza no Brasil
» Cidades serranas para curtir o inverno no Brasil
» 50 destinos com águas absolutamente claras para você conhecer no Brasil

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima